Se você já está acostumado a gerar boletos através do banco, certamente conhece a diferença entre boletos com registro e dos boletos sem registro. Não? Para quem não sabe a diferença, no banco você tinha duas opções de carteiras de cobrança:
Boletos sem registro ou carteira sem registro:
- Você paga apenas por boleto pago pelo cliente;
- Todos os boletos emitidos não são registrados no sistema do banco;
- O boleto não pago, não irá para protesto automaticamente.
Boletos com registro ou carteira com registro:
- Você paga uma taxa por cada boleto que gera para seus clientes;
- Todos os boletos emitidos são registrados no sistema do banco;
- Para cancelar ou alterar um boleto registrado, é necessário gerar e enviar ao banco um arquivo de remessa com os dados da operação;
- O boleto não pago, não irá para protesto automaticamente.
E ai está a notícia:
O fim dos boletos sem registro
A Febraban(Federação Brasileira de Bancos) anunciou que desde Julho/2015 os bancos não podem mais disponibilizar carteiras de cobranças sem registro para novos clientes. Para clientes que já possuem a carteira sem registro, o prazo máximo dos bancos para migrar para uma carteira com registro é dezembro/2016.
E agora? Qual será a solução?
Se você quer continuar emitindo boletos e pagado apenas por boleto pago pelo seu cliente, o ASAAS é a única solução pro seu problema!
O Asaas disponibiliza uma carteira de cobrança com registro – usando boletos registrados – porém com algumas alterações:
- Você paga apenas por boleto pago pelo seu cliente;
- Os boletos são registrados no sistema do banco;
- Não existe custo algum por boleto não recebido;
- Para os boletos não pagos, você tem a opção de protestar ou não. Para isto, basta levar o boleto até um cartório de sua cidade.
Cadastre-se agora mesmo gratuitamente e comece a emitir cobranças pelo Asaas: além de gerar cobranças, é possível envia notificações via e-mail, WhatsApp e SMS pra você e para seu cliente, evitando a inadimplência e facilitando sua forma de recebimento!