O IBS é a sigla de “Imposto sobre Bens e Serviços”.Como parte da nova reforma tributária, a ideia é que o IBS substitua os tributos individuais que incidem sobre bens e serviços, unificando em uma única cobrança.
Imposto sobre Operações de Circulação de Mercadorias e Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação;
Quais são ostributos atuais?
Imposto sobre Produtos Industrializados;
ICMS:
IPI:
PIS:
ISS:
Imposto Sobre Serviços;
Contribuição para Financiamento da Seguridade Social.
Programa de Integração Social;
Cofins:
A nova proposta usa como base o Modelo IVA, que significa "Imposto sobre Valor Agregado", que já é utilizado por muitos países desenvolvidos.
Vale ressaltar que ainda pode demorar para que a unificação aconteça: segundo o Ministério da Fazenda, se aprovado o imposto IBS só será aplicado em 2025.Essa demora acontece porque essa simplificação depende da aprovação da Câmara dos Deputados.
Quando seráaplicado o IBS?
A nova reforma também prevê a possibilidade deum sistema de cashback, voltada para pessoas de menor renda, tendo um valor devolvido no cartão de programas sociais.
Para se manter sempre em dia com todas as suas demandas financeiras, além de contar com soluçõesde segurança e que potencializam suas vendas, conte com a plataforma do Asaas!